Minicurso
Carga Horária: 3 horas.
Ensino de
Filosofia: a formação de professores no contexto da racionalidade instrumental
RESUMO: O presente minicurso tem como objetivo
discutir a formação de professores de Filosofia em meio ao contexto da
racionalidade instrumental presente na sociedade contemporânea. A racionalidade
instrumental é um tipo de racionalidade perversa, chamada pelo filósofo
frankfurtiano Herbert Marcuse de racionalidade tecnológica. Atualmente, está em
evidência o uso de tecnologias em sala de aula, mas quais as possíveis
implicações disso para a Educação, para a formação de professores e para o
Ensino de Filosofia? A base para o debate que se propõe em torno desse tema é a
crítica marcuseana ao capitalismo devido ao processo de dominação decorrente da
introjeção da racionalidade tecnológica. Uma análise de dois textos do filósofo
- “A ideologia da Sociedade industrial: o
homem unidimensional”, publicado originalmente em 1964, e “Algumas implicações
sociais da tecnologia moderna”, publicado originalmente em 1941 -, sugere a
existência de muitas implicações da tecnologia contemporânea no atual contexto
de desenvolvimento histórico das forças produtivas, como o precondicionamento
às necessidades repressivas, a padronização do comportamento e a eliminação da
crítica, o estímulo à cultura do consumo e a obsolescência planejada da
tecnologia, o processo de mercantilização da vida, dominação versus autonomia, etc. Para estimular o
debate, tais implicações serão tratadas a partir de um filme de 30 minutos,
intitulado “Quinze
milhões de méritos” - episódio 2, da primeira temporada da série Black Mirror.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Filosofia. Formação de professores. Teoria
Crítica. Capitalismo. Racionalidade instrumental.
[1] Professor no Programa de
Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), da Universidade Federal do Tocantins.
E-mail: psoares@uft.edu.br
[2] Pós-graduando no Programa de
Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), da Universidade Federal do
Tocantins. E-mail: rafael.siloli@gmail.com
[3] Pós-graduando no Programa de
Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), da Universidade Federal do
Tocantins. E-mail: egidiowebler@yahoo.com.br