Avaliações sobre a liberdade em Jean-Jacques Rousseau

4ª Feira • 23/5 • 15h30-18h30 • Sala 104, Bloco J
Avaliações sobre a liberdade em Jean-Jacques Rousseau
Proponente: Diogenes Galdino Morais Silva
Carga Horária: 3 horas.

RESUMO
O minicurso visa levantar o debate sobre o conceito de Liberdade em J.-J. Rousseau. Nesse debate visamos alcançar diferentes interesses de graduandos, sobretudo os que cursam Filosofia, Sociologia, Ciência Política e Pedagogia. Nesse ínterim, escolhemos um curso que delineie uma trajetória conceitual (sobre liberdade e consciência) nas obras do filósofo em questão de modo que possamos buscar aspectos transversais dessas leituras.

Avaliações sobre a liberdade em Jean-Jacques Rousseau

Em 1771, J.J. Rousseau concluiu um de seus últimos textos – a pedido de um polonês, de nome Wielhorski – que tornara propícia a possibilidade de ampliar suas idéias contidas em obras publicadas nos anos anteriores, como exemplo: o Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os homens; o Contrato Social e o Emílio. Neste texto de 1771, publicado com o título: Considerações sobre o governo da Polônia e sua reforma projetada, o pensador de Genebra vai consolidar a questão da liberdade na acepção mais próxima de uma prática educacional. Partindo desse texto, se pretende entender qual o diálogo que conecta essas obras a sua publicação póstuma, a saber, os Devaneios de um Caminhante Solitário (1782), têm-se dois clássicos que permitem uma abordagem nova para aquela época acerca do conceito de individualidade - liberdade – governo; uma vez que no texto de 1771 o conceito de liberdade é trabalhado sob o aspecto da consciência civil e da organização social, e o texto de 1782, a liberdade é desdobrada na individualidade do caminhante que traz a tona o reflexo de uma natureza lírica, tornando possível, a passagem de dois planos, a saber: o político que descobre os outros e o poético que descobre a si mesmo. Os três eixos (individualidade, liberdade, governabilidade) podem mostrar um movimento cíclico e contínuo, que cabe a essa investigação. Deste modo, o minicurso tem como proposta, discutir a difícil tarefa de falar sobre liberdade e, em seguida, de consciência da liberdade em circunstâncias governamentais e educacionais degeneradas, bem como em circunstâncias individuais imaginadas.

Palavras-Chave: Liberdade; Natureza; Consciência; Governo; Educação.

Metodologia e Procedimentos didático-metodológicos:

Aula expositiva dialogada com vistas à compreensão das diferentes leituras de Rousseau; Escopo central: A questão da liberdade na teoria de Rousseau
Recursos instrucionais necessários:
1-  Fotocópia dos principais fragmentos contidos nas Obras do autor. 

2-  Pincel, quadro e apagador. 


Temas propostos
1 – Uma breve dimensão filosófica da vida do autor (Vida e Obras);

2 – A Liberdade em Rousseau: Princípios gerais;

3 – A questão da liberdade nos dois Discursos;

4 – O que significa dizer: nascemos livres? Principais intuitos do Contrato Social
5 – A liberdade no Emílio e os princípios de uma liberdade para O Contrato.
6 – A liberdade para a Polônia e para toda Pátria.

7 – A liberdade dos Devaneios: quimeras ou realidade tangível?